Decorreu entre os dias 13 a 17 de Novembro de 2023, no Museu de História Natural em Maputo, um seminário de divulgação e formação sobre a utilização do Termociclador em tempo real MIC qPCR, para espécies de Tubarões e Raias listadas na CITES. O seminário foi organizado pelo Museu de História Natural (MHN) em colaboração com a Wildlife Conservation Society (WCS) e o Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM).
De referir que o qPCR do MIC estará hospedado na unidade d Biobanco de Biodiversidade Animal localizado no MHN e o seu uso será compartilhado com o Centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane (CBUEM). Esta ferramenta foi disponibilizada no contexto da conservação da biodiversidade de Tubarões e Raias no país, tornando o MHN e CBUEM as únicas instituições nacionais equipadas com esta tecnologia.
O treinamento sobre o uso do MIC qPCR, envolveu no primeiro dia o sector das pescas e outras organizações que trabalham em questões da cadeia de exportação de derivados de tubarões e raias, principalmente na implementação da Convenção sobre o Comércio Internacional da Fauna e Flora Selvagens (CITES), para dotar os mesmos de conhecimentos sobre o funcionamento do equipamento e suas implicações para a melhoria da identificação de espécies de tubarões e raias e seus derivados. Os restantes dias foram dedicados ao treinamento prático de técnicos do MHN, CB-UEM, WCS, InOM e do Instituto de Inspecção de Pescado (INIP) no manuseamento do MIC qPCR.
Espera-se, deste modo, que a presente acção contribua para a melhoria na identificação e conservação das espécies anteriormente mencionadas no País, garantindo um equilíbrio entre os desafios impostos pela exploração destes recursos pesqueiros e a sua conservação.