Nos dias 11 a 19 de Setembro do corrente ano, a Investigadora do Centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane (CBUEM), Nídia Cangi, realizou no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Lisboa, uma visita profissional e curso avançado sobre “Biobancos: potenciar a investigação em saúde”.
A formação decorreu no âmbito da implementação do Biobanco de Biodiversidade Animal no CBUEM e Museu da História Natural (MHN) que está em curso.
O curso foi organizado pelo Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), através do Biobanco do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), e teve como objectivos capacitar os participantes em matérias de: I) Domínios teóricos e técnico sobre implementação de biobancos; II) Dar a conhecer sobre as atividades dos biobancos; III) Implementação de boas práticas e IV) Reconhecer as principais questões éticas e sociais sobre Biobancos.
O presente curso, permitiu o treinamento sobre a recolha das amostras biológicas, preservação e armazenamento da informação, bem como as boas práticas e questões éticas e sociais envolvidas em amostras de Biobanco.
A formação permitiu a criação de valências na temática de Biobancos como repositórios de amostras biológicas, constituindo um ganho para o país com vista a preservação, valorização de recursos genéticos e a sua devida descrição.