Iara Gomes-JaintilalNível académico: Mestre, a cursar o Doutoramento Departamento no CB-UEM: Caracterização genética e Biodiversidade Posição no CB-UEM: Investigador Assistente Função no CB-UEM: Investigador |
Perfil professional
Investigadora Licenciada em Medicina veterinária (2008), Mestre em Biotecnologia (2013), investigadora na UEM desde 2009 e doutoranda em Tropical Knowledge & Management. As principais áreas de interesse cientifico gravitam na relação da Biodiversidade com a saúde humana, explorando e integrando conceitos como One Conservation e One Health, aplicando ferramentas da genética molecular e de diagnóstico e epidemiologia molecular no estudo de populações animais e doenças zoonóticas e na criação de biobancos em Moçambique.
Actualmente, trabalha na detecção e identificação molecular de Leptospiras de importância médica e veterinária em populações selvagens e sinantrópicas de roedores e os riscos de exposição associados a factores ambientais e sociais na interface humano-animal domético/selvagem.
Docente e/ou Palestrante nos cursos de mestrados em: Uma Saúde Pública Humana e Animal (Nova Medical School & Universidade de Nova Medical School & Universidade de Évora); Biotecnologia (Universidade Eduardo Mondlane); Ecologia e Conservação de Biodiversidade Terrestre (Universidade Eduardo Mondlane).
Publicações
Muriel Figuiè, Iara Gomes, Lourenço Mapaco (2021). Socio-anthropology of the human/rodent interface. Relatório final de projecto. Projecto MozARH.
Comunicações
Gomes, I.; Neves, L. e Bastos, C.(2015). Diversidade de roedores bravios no Parque Nacional do Limpopo e seu potencial como reservatórios de zoonoses. Seminário de apresentação de resultados da 5 chamada do Fundo Nacional de Investigação. Matola.
Posters: Gomes, I.; Rodriges, D.; Neves, L. e Bastos, C.(2015). Novas ferramentas para avaliação da biodiversidade faunística em Moçambique: barcoding de roedores selvagens. XV Jornadas de Saúde de Mocambique. Ministério da Saúde, Maputo.